O empreendedor Custódio da Costa Pereira

Custódio da Costa Pereira e D.Ermínia – foto do acervo de Silvia Simioni

No dia 22 de maio de 1874, nascia em Lavras, Minas Gerais, Custódio da Costa Pereira, um homem que participou da construção da cidade de Uberlândia em diversos níveis, comercial, político, imobiliário, cultural e esportivo.

Em 1893 veio para o distrito de Santa Maria, atual Monte Alegre de Minas, onde permaneceu por um ano. Mudou-se para Juiz de Fora, assumindo a gerência da empresa Sales & Irmãos, tendo ali permanecido dois anos. Retornou à região da então cidade de Uberabinha para assumir a gerência da empresa comercial de Ângelo Zocoli.

Em 1898 contraiu núpcias com D. Laudemila Vilela da Costa, tendo com ela uma filha de nome Ondina que posteriormente casou-se com Francisco Marquês de Andrade.

Em 1899 abriu seu próprio negócio em sociedade com Anísio Vilela de Andrade. Um ano depois, adquiriu a parte do sócio ficando com a firma individual denominada Costa Pereira Ltda.

 

Falecendo sua primeira esposa, casou-se, no primeiro ano do século XX, com a filha do seu ex-patrão Ângelo Zocoli, com quem teve onze filhos a saber: Lívio Costa Pereira, Levindo da Costa Pereira, Elsa da Costa Pereira, Maria Ângela da Costa Pereira, Hermínia da Costa Pereira, Elida da Costa Pereira, Clélia da Costa Pereira, Edith da Costa Pereira, Clarice da Costa Pereira, Custódio da Costa Pereira Junior e Domício da Costa Pereira.

 

Custódio da Costa Pereira além de empresário, foi vereador por vários mandatos e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Uberlândia, atual Hospital Santa Genoveva.

Foi também o pioneiro na construção de casas de espetáculo na cidade. Ergueu, em 1909, o Theatro São Pedro, onde grandes espetáculos foram encenados e o ator Grande Otelo foi descoberto. Custódio da Costa Pereira contribuiu também para o esporte e lazer da cidade. Em 1935 construiu o primeiro clube com piscina azulejada, onde hoje funciona o Uberlândia Tênis Clube, na Av. Cipriano Del Fávero.

 

Em 1922, firmou sociedade com José Tomaz de Rezende, fundando a firma Rezende Pereira & Cia. que atuou no ramo de carnes e charqueado.

Em 1952,  Custódio da Costa Pereira, adquiriu uma propriedade às margens da rodovia que levava à Uberaba para implantação de um loteamento. Nasceu ali a vila Custódio Pereira que, mais tarde, foi denominado bairro Custódio Pereira.

Custódio da Costa Pereira perdeu sua companheira, D. Ermínia em 1956, após 56 anos de matrimônio. E faleceu em 1961, aos 87 anos de idade. Foi um dos grandes Uberlandinos do século XX, deixando uma preciosa contribuição para a Uberlândia que nos acolhe hoje.

Estabelecimento de Custódio da Costa Pereira em Uberabinha, final do século XIX – foto divulgação
Estabelecimento de Custódio da Costa Pereira em Uberabinha, final do século XIX. Foto – divulgação

 

Interior da loja de Custódio da Costa Pereira - foto do acervo de Silvia Simioni
Interior da loja de Custódio da Costa Pereira. Foto do acervo de Silvia Simioni

 

Theatro São Pedro, ficava na atual rua Barão de Camargos. foto - divulgação
Theatro São Pedro, ficava na atual rua Barão de Camargos. Foto – divulgação

 

Clube construido por Custódio da Costa Pereira, onde hoje é o Uberlândia Tênis Clube. Foto - divulgação
Clube construido por Custódio da Costa Pereira, onde hoje é o Uberlândia Tênis Clube. Foto – divulgação

 

Santa Casa de Misericórdia em construção. Hoje, hospital Santa Genoveva. Foto -divulgação
Santa Casa de Misericórdia em construção. Hoje, hospital Santa Genoveva. Foto -divulgação

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*